Terça-feira dia 19 de agosto de 2008, a cidade é Pelotas, o local, Theatro Guarany, o evento a calourada da Universidade Federal de Pelotas, o resultado: CIRCO ARMADO!
Respeitando todos os profissionais que auxiliaram e construíram o evento é no mínimo necessário divulgar, mesmo que de forma singela, a tamanha indignação dos já estudantes (os veteranos da Universidade) que assistiram e presenciaram a sessão comédia da semana.
Quando me refiro a comédia incluo os palhaços, que se eximiram dos narizes vermelhos por mera ocasionalidade, nós, alunos.
Imaginem um espaço decorado com lindas faixas coloridas, cartazes de “Boas Vindas”, recepcionistas alegres, distribuição de materiais da Universidade, e a ótima e única salvação do evento, a intervenção artística dos alunos do curso de Teatro. Agora acrescente nessa situação a presença de figuras ilustres como a do magnífico reitor, e todos os pró-reitores da UFPel. Para melhorar essa “receita de sucesso” vamos a mais infeliz declaração da noite, entre várias, diga-se de passagem.
Digamos que um dos “comandantes do show” durante sua oratória pede aos “Novos Palhacinhos” que: EXIJAM QUALIDADE DE ENSINO E DE ESTRUTURA! Agora lhes pergunto “Antigos Palhacinhos” adianta exigir? Se falar, pedir, resolvesse não teríamos um instituto como o ICH, sem água potável nos bebedouros e banheiros, não teríamos que bater panelas na reitoria para que o mínimo – AS SALAS DE AULA- existissem em numero suficiente para demanda de alunos, não teríamos que presenciar cursos como o das Ciências Sociais tendo que assistir aulas em espaços particulares, não teríamos falta de professores em determinadas cadeiras, não teríamos a criação de inúmeros cursos novos que não apresentam mínima estrutura e comprometem a estrutura de outros cursos já existentes.
Por fim, se falar resolvesse o ANGLO não existiria e se existisse seria composto em sua maioria por salas de aula e não por lojas comerciais.
Circo completo, falta o pão. Não faltou! Um belo coquetel com sucos e salgadinhos serviu a todos além da majestosa presença da Charanga que divertiu os ânimos.
Todos “satisfeitos” o circo fecha suas portas esperando que os Palhacinhos sigam suas jornadas alegres e iludidos, fazendo palhaçadas que divirtam a todos em suas magnificências instancias.
Natasha Dias Castelli
2 comentários:
Se o tal Pão & Circo conseguiu entreter a "elite cultural do país", o que o futuro nos aguarda?
foi muito triste!
Postar um comentário