"Os Muros na História: debatendo e transpondo fronteiras"
Dias 3 e 6 de novembro de 2009, no Campus Carreiros - FURG, auditório do Cidec - Sul.
Haverão oficinas, mini-cursos com saída de campo, palestras, mesas redondas e comunicações acadêmicas.
Será disponibilizado alojamento para o público de outras localidades. (entrar em contato com CAHis UFPel)
A programação e demais detalhes:
http://historiafurg.freevar.com/
XIII Semana Acadêmica de História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Entonces... BORANDÁ!?
A chapa BORANDÁ vem, novamente - seja através de ideais e/ou como a ação em si - firmar seus compromissos e atitudes perante os estudantes de história e, por conseguinte, futuros historiadores. Sabemos que muito pouco se fala sobre DA's e outras atividades de política estudantil. Sabemos também que, atualmente, há muito pouco interesse e apoio tanto por parte dos alunos e, principalmente, de professores, em se progredir nesse aspecto. Contudo, nós, da chapa BORANDÁ, continuaremos a nos comprometer - mesmo que por formas às vezes ditas questionáveis - com as ideias e os compromissos, seja dos estudantes (e nesse ponto somos indiscutíveis), seja de qualquer "classe" ou povo, que se encontrar em alguma situação digna de ajuda, solidariedade e indignação. Dessa forma, propomos um movimento estudantil autônomo e autogestionado, seja teoricamente, seja na prática; que não se apegue às políticas partidárias - não que essas políticas sejam proibidas ou negadas, mas sim, pelo simples fato de que, muitas vezes esses partidarismos acabam por "desviar" o norteamento da gestão em prol de interesses alhures.
Dessa maneira, nos comprometemos à apenas servir aos propósitos do curso e do movimento estudantil em si. Quais são: ensino digno e de qualidade; comprometimento nas questões que envolvam a universidade; cobrança para a ampliação do chamado processo de extensão e pesquisa; informação, principalmente para os alunos, do que “se passa” atualmente na universidade e no curso; promoção de eventos que visem uma maior integração entre alunos da universidade; maior diálogo com o colegiado do nosso e dos demais, cursos, visando discutir problemas afins, para uma melhor organização e, consequentemente, facilitar a organização de lutas conjuntas.
Contudo, queremos, acima de tudo, de que tu, tu mesmo, se sinta convidado a participar (em reuniões, eventos e protestos) ativamente desse movimento, e também a cobrar-nos, seja através de críticas e/ou sugestões, no caminhar dessa jornada. Entonces... BORANDÁ!?
(texto de apresentação presente também no panfleto de campanha).
BORANDÁ
Na gestão que se encerra, muitas de nossas propostas foram postas em prática. Outras, porém, não se concretizaram devido à problemas organizacionais e/ou institucionais. Cremos que, em virtude dos sucessos e insucessos, a continuidade de nossos esforços estaria alicerçada na nossa experiência de lidar com os problemas encontrados. Nossas propostas são agora reeditadas. Além do mais, outras tantas foram criadas. Contudo, vemos como necessária a participação dos colegas em geral na proposição de novas ideias no decorrer da gestão.
GESTÃO BORANDÁ 2009/2010
É por mais este meio que viemos atualizá-l@s sobre as eleições do Centro Acadêmico da História, realizadas dia 22 de outubro, na qual, com 87% dos votantes (91 estudantes), a chapa Borandá foi reeleita. Porém, convem mencionar que tal grupo, que ainda se mantem unido, com algumas "baixas" importantes no decorrer deste ano (ressalta-se que tais baixas se devem à distância em quilômetros, mas não em ideias), também conta com novos membros, somando em sonhos, trabalho, debates, entre outras tantas contribuições.
Um de nossos comprometimentos, é expandir nossas vias de comunicação e aumentar o diálogo com todos os estudantes do curso. Assim, divulgamos aqui também:
Twitter: http://twitter.com/cahisufpel
E-mail: cahisufpel@gmail.com
Queremos aqui abrir uma tradição de trocas de informações e ideias.
Mas, ressaltamos, que tal troca não pode e não irá se restringir aos meios virtuais!
Saudações a tod@s!