Balanço do 11º EGEH

Dae galerinha, ocorreu, no último final de semana – mais precisamente entre os dias 20 e 22 desse mês (novembro) – em Santa Maria, na UFSM, o Encontro Gaúcho dos Estudantes de História (EGEH). Devido ao grande incentivo que tivemos da nossa querida UFPEL, tivemos de nos deslocarmos para o referido encontro de uma forma, digamos, alternativa, porém, obtivemos êxito e lá representamos o Cahis. Feitas as devidas ressalvas, prosseguimos.

O Encontro caracterizou-se por uma mudança nas formas de condução e metodologia a que estamos acostumados – e nisso, pelo menos para os representantes do Cahis que lá se fizeram presentes, consistiu no principal êxito do Encontro -, sendo esse totalmente autogestionado e autogerido, indo desde a limpeza, passando por metodologia, alimentação, discussões de GD`s (grupos de discussão), oficinas ministradas, e até mesmo shows e intervenções artísticas – FUMEH, Babilônia, teatros, etc. Dessa forma, tod@s sentiram-se, cada um à sua maneira, inseridos no evento. Assim, tentou-se inverter a lógica que, infelizmente, cada vez mais os encontros de estudantes de História têm adquirido – um caráter meramente festivo, onde esvaziam-se as discussões políticas e as lutas estudantis -, para uma lógica altamente atuante e corajosa, onde, como várias vezes foi ressaltado no Encontro, esse era feito “com” os estudantes, e não “para” os estudantes. Assim, começou um processo novo, onde todas as universidades que se fizeram presentes: UFSM, UFPEL, UFRGS, UNISINOS, FAPA, ULBRA, UFPR, decidiram por levar essa lógica de autogestão adiante, como que sendo uma nova marca dos encontros dos estudantes de História (pelo menos o Encontro Gaúcho desses).

O Cahis, que lá fora representado por três estudantes, avalia como altamente positivo o Encontro, seja por esse ter sido uma grande oportunidade para a troca de experiências com outras universidades, seja pelas discussões e compromissos lá firmados – compromissos esses que levaremos adiante aqui na UFPEL, da mesma forma que as outras “escolas” levarão para seus domínios. Outro fato importante – importantíssimo diríamos – foi a definição da próxima universidade sede do Encontro, que será a nossa querida e muito bem estruturada UFPEL. Sim, será aqui em Pelotas, então, desde já, pedimos o máximo de ajuda e auxílio para vocês, futuros historiadores, para construirmos to@s juntos, esse processo. Cremos que necessitávamos de algo dessa magnitude, e que, com isso, haverá uma forma de aglutinarmos mais tod@s os colegas do curso. O tema do evento ainda não está definido, o será, provavelmente, no EREH (Encontro da Região Sul dos Estudantes de História), que realizar-se-á no início de abril de 2010, em Florianópolis SC.

Buenas, é com regozijo das esperanças para um futuro de lutas conjuntas por melhorias do nosso curso, que nós, do Cahis, os saudamos e os convocamos a participarem mais ativamente de todos os processos. Há reuniões todas as sextas-feiras, às 18:30 na sala dos DA`s, aparece lá!



Hábraços em luta! (parafraseando um “compa” que se fez presente no EGEH).

2 comentários:

Unknown disse...

Bah, se puxaram no texto, ficou muitooo bom.
Achei ótimo lançar publicamente o balanço do evento!
Parabéns integrantes do CAHis que se fizeram presentes em Santa Maria, pela iniciativa de participar ativamente dos espaços de discussão feitos COM os estudantes!
E vamo que vamo que ano que vem a responsa é nossa e pretendemos fazer um grande evento!

:)

mauricio disse...

Muito legal saber de experiências de autogestão dando resultados bacanas!