“Fórum Social Expandido das Periferias: Um Outro Mundo é Aqui”
As atividades acontecerão entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2010, de quarta-feira a domingo, na estruturas existentes no entorno do CDD - Comitê de Desenvolvimento do Dunas (Incubadora / Projeto Casa Brasil, Estádio Esportivo, Centro Comercial, Escolas, Associação de Bairro e Comunidade Católica), situado na Av. Ulisses Guimarães, 2057 - Loteamento Dunas - Pelotas - RS - Brasil / CEP 96080.000.
A Uniperiferia – Instituto Universidade da Periferia e a Rede de Periferias, a Amiz – Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional e a Rede Vidadania, o Comitê de Desenvolvimento do Dunas, a Casa do Joquim, o Grupo O Quilombo é Aqui, o Estúdio Casa Mundo, o Observatório de Segurança Social e Proteção da Vida, o Núcleo de Artes Vidadania, a Banca CNR, a Revista Gente Boa e muitos outros colaboradores está organizando a terceira edição do Fórum Social Expandido das Periferias "Um Outro Mundo é Aqui", no Loteamento Dunas - Pelotas - RS - Brasil. No FSM Descentralizado de 2008, foi realizado o Fórum Social das Periferias, ocasião em que houve uma interconexão com Barcelona - Espanha. Em FSM Belém de 2009, aconteceu o "Fórum Social On Line das Periferias" integrados ao Clube de Belém Expandido.
Agenda do FSM 2010:
1. Atividades Auto-gestionadas (a critérios e sob responsabilidades de Organizações da Sociedade Civil):
Seminários, Oficinas, Palestras, Exposições;
Feira de Economia Popular e Praça da Alimentação;
Popularte: Mostra de Artes Periféricas Transformadoras;
Forunzinho: O Nosso Mundinho é Aqui.
2. Mesas Redondas Presenciais, à Distância e "on line", via TV Periferia.
Processos de Informações e Comunicações Expandidas no FSM
Palestrantes à Distância:
• Martina Pignatti, Valéria Gambino e Daniela Di Tommaso – Itália;
• Mallory Knodel – Estados Unidos.
Debatedores Locais: Marco Antonio Oliveira - Pelotas; Florismar Thomaz - Pelotas.
Mediadores: Herberto Mereb - Pelotas e Aristildes (Arisco) - Pelotas;
Participação Popular nas Discussões dos Espaços Urbanos
Palestrantes à Distância:
• David Gabriel – França;
• Ernesto Morales – Espanha.
Debatedores Locais: ONG Cidade (a confirmar); Joseane - Pelotas; Bernadete Lovatel - Pelotas. Mediadores: Marco Antonio Oliveira - Pelotas e Kiko Xavier - Pelotas;
Experiências de Comunidades Protetoras da Vida.
Palestrantes à Distância:
• Prof Leif (Safe Comunitty - Karolinska) – Suécia;
• Armando De Negri – Venezuela.
Debatedores Locais: Gerci - (RBCCPV); Vosmar Viana (Lomba) - Porto Alegre; Cesar Macedo (Vital Brasil) - Porto Alegre; Angelita Neves (Dunas)- Pelotas.
Mediadores: Florismar Thomaz - Pelotas e Marco Antonio Oliveira - Pelotas;
As Artes Educativas como Ações Culturais Transformadoras.
Palestrantes à Distância:
• Duas pessoas de diferentes continentes, indicadas pelo IDEA (a confirmar).
Debatedores Locais: Dan Baron e Manoela (IDEA) - Belem e Manoval - Pelotas.
Mediadores: Roberta (Núcleo de Artes) - Pelotas e Paulo Celente - Pelotas.
Pelotas realizará no Loteamento Dunas, sua terceira edição expandida do FSM / 2010
Acampamento Internacional da Juventude
Estão abertas as inscrições para o Acampamento Internacional da Juventude do Fórum Social Mundial de 2010 em Porto Alegre – RS.
Mais informações podem ser conferidas no link: http://acampamentofsm.org.br/
La Feria de Cambiar vuelve!
É isso ae pessoal, nós, do Centro Acadêmico da História, estamos articulando novamente a feira de trocas, agora realizada em época de natal. Época escolhida, sobretudo, para invertermos a lógica consumista/materialista que nos “invade”, e nos é, tantas e repetidas vezes, lembrada - seja pela TV, seja pelas propagandas nas ruas e comércio, seja, também, por nossos semelhantes. Lógica essa que está diretamente ligada à felicidade, à $olidariedade e ao bem estar geral.
Se tu, como a gente, não concorda com essa maneira estigmatizada e de senso comum, venha trocar seus badulaques, convide seus amig@s, para que, junt@s, possamos reverter esse processo de uso e acúmulo de capital e essa farsa consumista.
•Quando? Dia 10/12 (quinta-feira), a partir das 16h.
•Onde? Em frente ao ICH (rua Alberto Rosa, 154)
•O que pode trocar? Tudo, desde roupas, alimentos, discos de vinil, discos voadores, cds, livros, relógio parado, pandeiro desafinado, tranqueiras aleatórias, o que bem enteder... A única restrição é o dinheiro!
“Não aquento esse cheiro,
Que só pode ser dinheiro,
Que faz o homem matar, que faz o homem odiar,
Esse cheiro, fedorento
Que manda em qualquer lugar...”
_Cólera_
Projeto de Lei de Regulamentação tramita no Senado
Foi apresentado no dia 27 de agosto de 2009, pelo Senador Paulo Paim, o projeto de lei do Senado n368/2009, que REGULAMENTA A PROFISSÃO DE HISTORIADOR e dá outras providências. O projeto foi encaminhado no dia 28 de agosto de 2009 para a Comissão de Assuntos Sociais, onde ficou aguardadno emendas até o dia 4 de setembro de 2009, não sendo apresentada nenhuma emenda. No dia 24 de setembro de 2009 o Projeto foi encaminhado para o senador Cristovam Buarque no sentido que a ANPUH, que representa nacionalmente os profissionais de História possa vir a ser ouvida em audiência pública por esta Comissão e possa vir a interferir na elaboração final da matéria.
Acesse aqui o projeto de lei que tramita no senado. http://femehnacional.files.wordpress.com/2009/11/pl-senado.pdf
PROJETOS DE LEI NA CÂMARA
Também há dois PLs que tramitam apensados na câmara dos deputados. Eles podem ser acessados: http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=330105
POSIÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA
O Movimento Estudantil de História, e consequentemente a FEMEH, foi por muito tempo favorável a regulamentação da profissão do historiador, tendo sido essa uma bandeira prioritária da federação. Desde o ENEH de 2006, contudo, verificou-se que não havia consenso quanto à essa bandeira, e que as discussões a esse respeito deveriam ser aprofundadas.
O atual posicionamento da FEMEH é, portanto, de acumular sobre o assunto para a tomada de uma decisão consequente. Nesse sentido, novas questões são levantadas: no que implica a regulamentação de uma profissão? para que servem os conselhos profissionais? qual a relação da regulamentação da profissão e a regulamentação do trabalho?
É visando a produção de acúmulo sobre esse assunto que foi criado o Grupo de Trabalho sobre a Regulamentação da Profissão, atualmente responsabilidade da UFPR. Você pode acompanhar o progresso do GT neste link: http://regulamentacaodaprofissaodehistoriador.wordpress.com/.
Vale destacar, ainda, que os dois último EREHs Sul se posicionaram de forma contrária à regulamentação da profissão de historiador, e a favor da luta pela regulamentação do trabalho, ou seja, pela manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas.
[Texto postado no dia 30 de novembro de 2009 no blog da Federação do Movimento Estudantil de Histórial http://femehnacional.wordpress.com/2009/11/30/projeto-de-lei-de-regulamentacao-tramita-no-senado/]
Crítica do CQC ao ENADE
No final da matéria, tem uma entrevista com o Ministro da Educação Fernando Haddad.