A Biblioteca Negra de Pelotas e o Clube Fica Ahí realiza, no próximo sábado(29), às 15h, nova edição do Ciclo de Conversas, cujo principal objetivo tem sido aproximar o público em geral de livros, idéias e pesquisas sobre a cultura negra. O local será o Clube Cultural Fica Ahí Prá Ir Dizendo.
Esta oportunidade ensejará a conversa sobre Clubes sociais negros, territórios de resistência cultural, com as militantes e pesquisadoras negras.
Responde pela organização do evento Giane Vargas Escobar, Mestre em Patrimônio Cultural responsável pelo Projeto Museológico de criação e revitalização do Museu Treze de Maio, o primeiro museu da cultura afro-brasileira do estado do RS, sendo a sua atual diretora técnica. Ela é membro da Comissão Nacional de Clubes e Sociedades Negras com representatividade junto à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR, do Governo Federal.
Também está envolvida a historiadora Fernanda Oliveira da Silva, cujo TCC versou sobre Raça, sociabilidade e identidade num clube Pelotense: Clube carnavalesco negro Fica Ahí Pra Ir Dizendo (1938-1943). Ela é mestranda do Programa de pós Graduação em História da PUCRS.
O Ciclo conta com o apoio de professores de Antropologia, Arqueologia e Letras da UFPel. Haverá certificados para os assistentes. A entrada é totalmente gratuita.
Fonte: http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2010/05/24/conversas-na-biblioteca-negra-de-pelotas/
0 comentários:
Postar um comentário