“Fórum Social Expandido das Periferias: Um Outro Mundo é Aqui”
As atividades acontecerão entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2010, de quarta-feira a domingo, na estruturas existentes no entorno do CDD - Comitê de Desenvolvimento do Dunas (Incubadora / Projeto Casa Brasil, Estádio Esportivo, Centro Comercial, Escolas, Associação de Bairro e Comunidade Católica), situado na Av. Ulisses Guimarães, 2057 - Loteamento Dunas - Pelotas - RS - Brasil / CEP 96080.000.
A Uniperiferia – Instituto Universidade da Periferia e a Rede de Periferias, a Amiz – Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional e a Rede Vidadania, o Comitê de Desenvolvimento do Dunas, a Casa do Joquim, o Grupo O Quilombo é Aqui, o Estúdio Casa Mundo, o Observatório de Segurança Social e Proteção da Vida, o Núcleo de Artes Vidadania, a Banca CNR, a Revista Gente Boa e muitos outros colaboradores está organizando a terceira edição do Fórum Social Expandido das Periferias "Um Outro Mundo é Aqui", no Loteamento Dunas - Pelotas - RS - Brasil. No FSM Descentralizado de 2008, foi realizado o Fórum Social das Periferias, ocasião em que houve uma interconexão com Barcelona - Espanha. Em FSM Belém de 2009, aconteceu o "Fórum Social On Line das Periferias" integrados ao Clube de Belém Expandido.
Agenda do FSM 2010:
1. Atividades Auto-gestionadas (a critérios e sob responsabilidades de Organizações da Sociedade Civil):
Seminários, Oficinas, Palestras, Exposições;
Feira de Economia Popular e Praça da Alimentação;
Popularte: Mostra de Artes Periféricas Transformadoras;
Forunzinho: O Nosso Mundinho é Aqui.
2. Mesas Redondas Presenciais, à Distância e "on line", via TV Periferia.
Processos de Informações e Comunicações Expandidas no FSM
Palestrantes à Distância:
• Martina Pignatti, Valéria Gambino e Daniela Di Tommaso – Itália;
• Mallory Knodel – Estados Unidos.
Debatedores Locais: Marco Antonio Oliveira - Pelotas; Florismar Thomaz - Pelotas.
Mediadores: Herberto Mereb - Pelotas e Aristildes (Arisco) - Pelotas;
Participação Popular nas Discussões dos Espaços Urbanos
Palestrantes à Distância:
• David Gabriel – França;
• Ernesto Morales – Espanha.
Debatedores Locais: ONG Cidade (a confirmar); Joseane - Pelotas; Bernadete Lovatel - Pelotas. Mediadores: Marco Antonio Oliveira - Pelotas e Kiko Xavier - Pelotas;
Experiências de Comunidades Protetoras da Vida.
Palestrantes à Distância:
• Prof Leif (Safe Comunitty - Karolinska) – Suécia;
• Armando De Negri – Venezuela.
Debatedores Locais: Gerci - (RBCCPV); Vosmar Viana (Lomba) - Porto Alegre; Cesar Macedo (Vital Brasil) - Porto Alegre; Angelita Neves (Dunas)- Pelotas.
Mediadores: Florismar Thomaz - Pelotas e Marco Antonio Oliveira - Pelotas;
As Artes Educativas como Ações Culturais Transformadoras.
Palestrantes à Distância:
• Duas pessoas de diferentes continentes, indicadas pelo IDEA (a confirmar).
Debatedores Locais: Dan Baron e Manoela (IDEA) - Belem e Manoval - Pelotas.
Mediadores: Roberta (Núcleo de Artes) - Pelotas e Paulo Celente - Pelotas.
Pelotas realizará no Loteamento Dunas, sua terceira edição expandida do FSM / 2010
Acampamento Internacional da Juventude
Estão abertas as inscrições para o Acampamento Internacional da Juventude do Fórum Social Mundial de 2010 em Porto Alegre – RS.
Mais informações podem ser conferidas no link: http://acampamentofsm.org.br/
La Feria de Cambiar vuelve!
É isso ae pessoal, nós, do Centro Acadêmico da História, estamos articulando novamente a feira de trocas, agora realizada em época de natal. Época escolhida, sobretudo, para invertermos a lógica consumista/materialista que nos “invade”, e nos é, tantas e repetidas vezes, lembrada - seja pela TV, seja pelas propagandas nas ruas e comércio, seja, também, por nossos semelhantes. Lógica essa que está diretamente ligada à felicidade, à $olidariedade e ao bem estar geral.
Se tu, como a gente, não concorda com essa maneira estigmatizada e de senso comum, venha trocar seus badulaques, convide seus amig@s, para que, junt@s, possamos reverter esse processo de uso e acúmulo de capital e essa farsa consumista.
•Quando? Dia 10/12 (quinta-feira), a partir das 16h.
•Onde? Em frente ao ICH (rua Alberto Rosa, 154)
•O que pode trocar? Tudo, desde roupas, alimentos, discos de vinil, discos voadores, cds, livros, relógio parado, pandeiro desafinado, tranqueiras aleatórias, o que bem enteder... A única restrição é o dinheiro!
“Não aquento esse cheiro,
Que só pode ser dinheiro,
Que faz o homem matar, que faz o homem odiar,
Esse cheiro, fedorento
Que manda em qualquer lugar...”
_Cólera_
Projeto de Lei de Regulamentação tramita no Senado
Foi apresentado no dia 27 de agosto de 2009, pelo Senador Paulo Paim, o projeto de lei do Senado n368/2009, que REGULAMENTA A PROFISSÃO DE HISTORIADOR e dá outras providências. O projeto foi encaminhado no dia 28 de agosto de 2009 para a Comissão de Assuntos Sociais, onde ficou aguardadno emendas até o dia 4 de setembro de 2009, não sendo apresentada nenhuma emenda. No dia 24 de setembro de 2009 o Projeto foi encaminhado para o senador Cristovam Buarque no sentido que a ANPUH, que representa nacionalmente os profissionais de História possa vir a ser ouvida em audiência pública por esta Comissão e possa vir a interferir na elaboração final da matéria.
Acesse aqui o projeto de lei que tramita no senado. http://femehnacional.files.wordpress.com/2009/11/pl-senado.pdf
PROJETOS DE LEI NA CÂMARA
Também há dois PLs que tramitam apensados na câmara dos deputados. Eles podem ser acessados: http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=330105
POSIÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE HISTÓRIA
O Movimento Estudantil de História, e consequentemente a FEMEH, foi por muito tempo favorável a regulamentação da profissão do historiador, tendo sido essa uma bandeira prioritária da federação. Desde o ENEH de 2006, contudo, verificou-se que não havia consenso quanto à essa bandeira, e que as discussões a esse respeito deveriam ser aprofundadas.
O atual posicionamento da FEMEH é, portanto, de acumular sobre o assunto para a tomada de uma decisão consequente. Nesse sentido, novas questões são levantadas: no que implica a regulamentação de uma profissão? para que servem os conselhos profissionais? qual a relação da regulamentação da profissão e a regulamentação do trabalho?
É visando a produção de acúmulo sobre esse assunto que foi criado o Grupo de Trabalho sobre a Regulamentação da Profissão, atualmente responsabilidade da UFPR. Você pode acompanhar o progresso do GT neste link: http://regulamentacaodaprofissaodehistoriador.wordpress.com/.
Vale destacar, ainda, que os dois último EREHs Sul se posicionaram de forma contrária à regulamentação da profissão de historiador, e a favor da luta pela regulamentação do trabalho, ou seja, pela manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas.
[Texto postado no dia 30 de novembro de 2009 no blog da Federação do Movimento Estudantil de Histórial http://femehnacional.wordpress.com/2009/11/30/projeto-de-lei-de-regulamentacao-tramita-no-senado/]
Crítica do CQC ao ENADE
No final da matéria, tem uma entrevista com o Ministro da Educação Fernando Haddad.
Balanço do 11º EGEH
Dae galerinha, ocorreu, no último final de semana – mais precisamente entre os dias 20 e 22 desse mês (novembro) – em Santa Maria, na UFSM, o Encontro Gaúcho dos Estudantes de História (EGEH). Devido ao grande incentivo que tivemos da nossa querida UFPEL, tivemos de nos deslocarmos para o referido encontro de uma forma, digamos, alternativa, porém, obtivemos êxito e lá representamos o Cahis. Feitas as devidas ressalvas, prosseguimos.
O Encontro caracterizou-se por uma mudança nas formas de condução e metodologia a que estamos acostumados – e nisso, pelo menos para os representantes do Cahis que lá se fizeram presentes, consistiu no principal êxito do Encontro -, sendo esse totalmente autogestionado e autogerido, indo desde a limpeza, passando por metodologia, alimentação, discussões de GD`s (grupos de discussão), oficinas ministradas, e até mesmo shows e intervenções artísticas – FUMEH, Babilônia, teatros, etc. Dessa forma, tod@s sentiram-se, cada um à sua maneira, inseridos no evento. Assim, tentou-se inverter a lógica que, infelizmente, cada vez mais os encontros de estudantes de História têm adquirido – um caráter meramente festivo, onde esvaziam-se as discussões políticas e as lutas estudantis -, para uma lógica altamente atuante e corajosa, onde, como várias vezes foi ressaltado no Encontro, esse era feito “com” os estudantes, e não “para” os estudantes. Assim, começou um processo novo, onde todas as universidades que se fizeram presentes: UFSM, UFPEL, UFRGS, UNISINOS, FAPA, ULBRA, UFPR, decidiram por levar essa lógica de autogestão adiante, como que sendo uma nova marca dos encontros dos estudantes de História (pelo menos o Encontro Gaúcho desses).
O Cahis, que lá fora representado por três estudantes, avalia como altamente positivo o Encontro, seja por esse ter sido uma grande oportunidade para a troca de experiências com outras universidades, seja pelas discussões e compromissos lá firmados – compromissos esses que levaremos adiante aqui na UFPEL, da mesma forma que as outras “escolas” levarão para seus domínios. Outro fato importante – importantíssimo diríamos – foi a definição da próxima universidade sede do Encontro, que será a nossa querida e muito bem estruturada UFPEL. Sim, será aqui em Pelotas, então, desde já, pedimos o máximo de ajuda e auxílio para vocês, futuros historiadores, para construirmos to@s juntos, esse processo. Cremos que necessitávamos de algo dessa magnitude, e que, com isso, haverá uma forma de aglutinarmos mais tod@s os colegas do curso. O tema do evento ainda não está definido, o será, provavelmente, no EREH (Encontro da Região Sul dos Estudantes de História), que realizar-se-á no início de abril de 2010, em Florianópolis SC.
Buenas, é com regozijo das esperanças para um futuro de lutas conjuntas por melhorias do nosso curso, que nós, do Cahis, os saudamos e os convocamos a participarem mais ativamente de todos os processos. Há reuniões todas as sextas-feiras, às 18:30 na sala dos DA`s, aparece lá!
Hábraços em luta! (parafraseando um “compa” que se fez presente no EGEH).
EGEH
Lá, ocorrem importantes debates sobre currículos e posturas tanto estudantis, quanto dos futuros profissionais que seremos, além de entrarmos em contato com estudantes de diversas universidades do estado, conhecendo de fato outras realidades acerca do estudo de História e de outras movimentações estudantis.
Além de Plenárias do Movimento Estudantil de História, haverão também palestras, oficinas, grupos de discussão, visitações, além das tradicionais festas de integração (detalhes sobre o evento no blog http://egeh2009.blogspot.com/).
O custo do evento é de R$30, com direito a seis refeições.
O CAHis está tentando ônibus gratuito da UFPel. Interessados entrem em contato com algum membro do Centro Acadêmico ou pelo e-mail cahisufpel@gmail.com.
ELEIÇÕES PARA O DCE E CONSELHOS SUPERIORES
Para mais uma vez lembrar-lhes deste importante pleito que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, que decidirá os representantes do Diretório Central para o ano seguinte.
Só é necessário que apresentem a carteira de indentidade.
As urnas estarão posicionadas nas entradas de cada Campus da UFPel.
Boa sorte e boa luta às chapas!
Eleições DCE UFPel e Conselhos Superiores 2009
As eleições deste ano serão nos dias 18 e 19 de novembro.
Acompanhem as campanhas e debates (em breve postamos datas e locais dos debates).
Chapa 1 - Contracorrente (panfleto)
http://www.dceufpel.org.br/wp-content/uploads/2009/11/panfleto-pronto-a3-ao-meio.pdf
Chapa 2 - Quem vem com tudo não cansa (blog)
http://quemvemcomtudonaocansa2.blogspot.com/
ENCONTRO GAÚCHO DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA
Entre os dias 20 a 22 de novembro acontece no Campus da UFSM a XI Edição do EGEH (Encontro Gaúcho de Estudantes de História). O objetivo do evento é promover uma maior interação e integração entre os estudantes de História e os movimentos sociais. O tema do encontro deste ano será "A Criminalização dos Excluídos e da Pobreza: Qual o Papel do Historiador?".
Maiores detalhes:
http://egeh2009.blogspot.com/
XIII Semana Acadêmica de História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
"Os Muros na História: debatendo e transpondo fronteiras"
Dias 3 e 6 de novembro de 2009, no Campus Carreiros - FURG, auditório do Cidec - Sul.
Haverão oficinas, mini-cursos com saída de campo, palestras, mesas redondas e comunicações acadêmicas.
Será disponibilizado alojamento para o público de outras localidades. (entrar em contato com CAHis UFPel)
A programação e demais detalhes:
http://historiafurg.freevar.com/
Entonces... BORANDÁ!?
A chapa BORANDÁ vem, novamente - seja através de ideais e/ou como a ação em si - firmar seus compromissos e atitudes perante os estudantes de história e, por conseguinte, futuros historiadores. Sabemos que muito pouco se fala sobre DA's e outras atividades de política estudantil. Sabemos também que, atualmente, há muito pouco interesse e apoio tanto por parte dos alunos e, principalmente, de professores, em se progredir nesse aspecto. Contudo, nós, da chapa BORANDÁ, continuaremos a nos comprometer - mesmo que por formas às vezes ditas questionáveis - com as ideias e os compromissos, seja dos estudantes (e nesse ponto somos indiscutíveis), seja de qualquer "classe" ou povo, que se encontrar em alguma situação digna de ajuda, solidariedade e indignação. Dessa forma, propomos um movimento estudantil autônomo e autogestionado, seja teoricamente, seja na prática; que não se apegue às políticas partidárias - não que essas políticas sejam proibidas ou negadas, mas sim, pelo simples fato de que, muitas vezes esses partidarismos acabam por "desviar" o norteamento da gestão em prol de interesses alhures.
Dessa maneira, nos comprometemos à apenas servir aos propósitos do curso e do movimento estudantil em si. Quais são: ensino digno e de qualidade; comprometimento nas questões que envolvam a universidade; cobrança para a ampliação do chamado processo de extensão e pesquisa; informação, principalmente para os alunos, do que “se passa” atualmente na universidade e no curso; promoção de eventos que visem uma maior integração entre alunos da universidade; maior diálogo com o colegiado do nosso e dos demais, cursos, visando discutir problemas afins, para uma melhor organização e, consequentemente, facilitar a organização de lutas conjuntas.
Contudo, queremos, acima de tudo, de que tu, tu mesmo, se sinta convidado a participar (em reuniões, eventos e protestos) ativamente desse movimento, e também a cobrar-nos, seja através de críticas e/ou sugestões, no caminhar dessa jornada. Entonces... BORANDÁ!?
(texto de apresentação presente também no panfleto de campanha).
BORANDÁ
Na gestão que se encerra, muitas de nossas propostas foram postas em prática. Outras, porém, não se concretizaram devido à problemas organizacionais e/ou institucionais. Cremos que, em virtude dos sucessos e insucessos, a continuidade de nossos esforços estaria alicerçada na nossa experiência de lidar com os problemas encontrados. Nossas propostas são agora reeditadas. Além do mais, outras tantas foram criadas. Contudo, vemos como necessária a participação dos colegas em geral na proposição de novas ideias no decorrer da gestão.
GESTÃO BORANDÁ 2009/2010
É por mais este meio que viemos atualizá-l@s sobre as eleições do Centro Acadêmico da História, realizadas dia 22 de outubro, na qual, com 87% dos votantes (91 estudantes), a chapa Borandá foi reeleita. Porém, convem mencionar que tal grupo, que ainda se mantem unido, com algumas "baixas" importantes no decorrer deste ano (ressalta-se que tais baixas se devem à distância em quilômetros, mas não em ideias), também conta com novos membros, somando em sonhos, trabalho, debates, entre outras tantas contribuições.
Um de nossos comprometimentos, é expandir nossas vias de comunicação e aumentar o diálogo com todos os estudantes do curso. Assim, divulgamos aqui também:
Twitter: http://twitter.com/cahisufpel
E-mail: cahisufpel@gmail.com
Queremos aqui abrir uma tradição de trocas de informações e ideias.
Mas, ressaltamos, que tal troca não pode e não irá se restringir aos meios virtuais!
Saudações a tod@s!
O CAHis vêm por meio deste comunicar a todos que de 05 à 15 de Fevereiro de 2009 estará em aberto o período de rematrículas, estás por sua vez são on-line.
Para fazer a matrícula é necessário ter cadastrado-se no DRA para adquirir a senha para entrar no sistema e matricular-se.
Quem não a fez ainda aqui vai alguns dados do DRA:
- End: Rua Gomes Carneiro, N° 01 (Campus Anglo)
- Tel: 3921.1227
- Horários: *Atendimento Pessoal - 08:15 às 11:30 \ Atendimento por telefone - 12:00 às 14:00
OBS: Na sequencia será enviado o código das disciplinas e seus respectivos semestres.
Obrigado