CONVERSAS NA BIBLIOTECA NEGRA DE PELOTAS

Data: Sábado 12 de Junho as 15h

Local: Clube Cultural Fica Ahí Prá Ir Dizendo (Endereço: Rua Mal. Deodoro, 368)

Temática
A imprensa negra no Rio Grande do Sul

A Biblioteca Negra de Pelotas e o Clube Ficam Ahí convida voce para conviver em um Ciclo de Conversas cujo principal objetivo tem sido aproximar o público em geral de livros, idéias e pesquisas sobre a cultura negra.

Nesta oportunidade a gente poderá conversar com o militante e pesquisador negro José Antonio dos Santos, o autor de “Raiou a Alvorada”, livro publicado em 2003

Em 1907, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, um grupo de intelectuais negros se une para fundar o jornal A Alvorada. Fundado 19 anos depois da abolição da escravatura no Brasil, A Alvorada, pretendeu desde seu primeiro número ser uma tribuna de defesa dos operários e dos negros de Pelotas. Segundo Santos (2003), "A Alvorada, provavelmente, seja o periódico de maior longevidade desta fase denom inada de imprensa negra”.

No início do século 20, Pelotas, era uma cidade em pleno processo de industrialização e que tinha nos descendentes dos escravos sua principal fonte de mão-de-obra. Entre os redatores do À Alvorada um dos que mais se destacaram foi Rodolpho Xavier



O Ciclo conta com o apoio de professores de Antropologia, Arqueologia e Letras da UFPEL. Haverá certificados para os assistentes. A entrada e totalmente gratuita.

0 comentários: